Blogagem Coletiva @editoraarqueiro




Em meio a uma sociedade que vive expondo-se de forma cada vez mais sem limites em suas redes sociais, cresceu nos últimos anos uma forma nova de vingança: a revenge porn. Mas o quê seria isso?

Talvez o leitor não esteja associando o termo citado aos casos recentes. Alguém lembra do caso ocorrido com a atriz Carolina Dieckmann?

Pois bem, situações vividas pela atriz estão sendo cada dia mais corriqueiras, mas e aí? A nossa Constituição garante o direito a privacidade, mas fora de suas páginas não é isso que percebemos.

A autora Robin York escreveu uma duologia salientando a necessidade de uma lei específica para combatê-la, conforme nota abaixo:



Particularmente, penso que as pessoas deveriam proteger a sua intimidade de forma mais efetiva, não divulgando tantos detalhes de suas vidas como vejo em muitas redes sociais, mas cada um responderá por si diante da lei e da sua consciência. Mas a revenge porn, como o próprio nome diz, é uma vingança. Então a exposição das imagens, vídeos e similares é feito para expor e causar constrangimento ao outro.


Como podem perceber é um assunto que renderá muitas discussões ainda. Qual a sua opinião diante desse quadro que vivemos atualmente nas redes sociais?

OBS: A Blogagem Coletiva é uma ação da Editora Arqueiro com blogs parceiros.


Um comentário:

  1. acho super válido a editora abrir um espaço para promover essa discussão!
    os casos de exposição pública de algo intimo tem ganhado mais força com as redes sociais e internet em larga escala, ao passo de que as leis precisam ser ajustadas e prever punição, como no caso da nossa lei brasileira, o mais bacana é que essa divulgação maciça leva o diálogo e principalmente a informação!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Cantinho da Gladys - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Zuky.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo